O montante total de garantia física de usinas termelétricas a biomassa, que envolvem a produção movida a bagaço de cana-de-açúcar, licor negro, resíduos de madeira e biogás, teve acréscimo de 399,8 MWmédios, 17% acima do registrado em relação a 2023. O levantamento é da Cogen - Associação da Indústria da Cogeração de Energia e da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia.

Na análise dos dados, segundo as duas entidades, sem levar em conta a entrada dos empreendimentos novos, o balanço foi também positivo, com acréscimo de 93,9 MWmédios – 4% de crescimento real nas usinas já existentes. Com isso, a garantia física total de termelétricas a biomassa é de 2.701,6 MWmédios, valor considerado recorde para a série histórica.

O levantamento foi feito com base na portaria do MME - Ministério de Minas e Energia nº 2.848/2042, que define e revisa os montantes de garantia física de energia e de disponibilidade mensal das usinas termelétricas movidas a biomassa com Custo Variável Unitário - CVU nulo. Esses montantes de garantia física terão vigência a partir de 1º de janeiro de 2025 com término em 31 de dezembro de 2025.

“A cogeração vem sendo extremamente importante para ajudar o Operador Nacional do Sistema a enfrentar os desafios do setor elétrico, especialmente nesse momento, com pouca água nos reservatórios das hidrelétricas, principalmente no subsistema Sudeste-Centro-Oeste. A cogeração traz resiliência e provê o sistema de forma distribuída, com potência e com capacidade para enfrentar as oscilações de tensão diante do crescimento da geração de fontes intermitentes na matriz elétrica brasileira no fim da tarde, especialmente as solar fotovoltaicas”, afirma o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025