A Hitachi Energy anunciou o início da construção de uma fábrica de transformadores em Pindamonhangaba (SP), com investimento de cerca de US$ 200 milhões, parte de um plano global de expansão de mais de US$ 9 bilhões. Do total aplicado no Brasil, 80% está destinado à nova unidade, cuja conclusão está prevista para 2028.

A planta produzirá transformadores de potência para transmissão, geração, distribuição e aplicações industriais, incluindo data centers e projetos de energias renováveis. Com área construída de 46,3 mil m² na primeira fase, a unidade deve gerar 450 empregos diretos e cerca de 1,8 mil indiretos.

A localização no Vale do Paraíba foi definida pela proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e os portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). A fábrica contará com processos automatizados, infraestrutura moderna e foi projetada para obter a certificação ambiental LEED, incluindo uso de materiais de baixo impacto, reaproveitamento de água da chuva, fontes renováveis e gestão de resíduos.

A unidade funcionará também como showroom das soluções da empresa, integrando tecnologias digitais e de eficiência operacional. Com a nova unidade e a expansão da fábrica de Guarulhos (SP), a Hitachi Energy dobrará sua capacidade produtiva no Brasil. A empresa já possui operações em Guarulhos e Blumenau (SC), reforçando sua presença na América Latina.



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025