A Hitachi Energy anunciou o início da construção de uma fábrica de transformadores em Pindamonhangaba (SP), com investimento de cerca de US$ 200 milhões, parte de um plano global de expansão de mais de US$ 9 bilhões. Do total aplicado no Brasil, 80% está destinado à nova unidade, cuja conclusão está prevista para 2028.

A planta produzirá transformadores de potência para transmissão, geração, distribuição e aplicações industriais, incluindo data centers e projetos de energias renováveis. Com área construída de 46,3 mil m² na primeira fase, a unidade deve gerar 450 empregos diretos e cerca de 1,8 mil indiretos.

A localização no Vale do Paraíba foi definida pela proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e os portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). A fábrica contará com processos automatizados, infraestrutura moderna e foi projetada para obter a certificação ambiental LEED, incluindo uso de materiais de baixo impacto, reaproveitamento de água da chuva, fontes renováveis e gestão de resíduos.

A unidade funcionará também como showroom das soluções da empresa, integrando tecnologias digitais e de eficiência operacional. Com a nova unidade e a expansão da fábrica de Guarulhos (SP), a Hitachi Energy dobrará sua capacidade produtiva no Brasil. A empresa já possui operações em Guarulhos e Blumenau (SC), reforçando sua presença na América Latina.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025