O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e a fabricante chinesa de aerogeradores Mingyang, que está entrando no Brasil para escoar parte de sua produção na China, assinaram acordo de cooperação para desenvolver atividades voltadas à energia eólica offshore. A ideia é desenvolver projetos para capacitação local para a atividade ainda inexistente no Brasil.
Devem fazer parte do acordo estudos sobre prospecção até o descomissionamento de aerogeradores instalados no mar e ainda avaliações da cadeia de suprimentos e de rotas tecnológicas e logísticas do setor. A parceria terá vigência inicial de cinco anos.
“A Mingyang enxerga o Brasil como um dos pilares fundamentais para o crescimento global da empresa. Nossa recente parceria com o Senai RN/ISI-ER, por meio de um memorando de entendimento e um acordo de cooperação técnica, fortalece ainda mais nosso compromisso com o mercado de energia eólica offshore e hidrogênio”, diz o gerente geral para Americas da empresa, Marco Wobeto.
A Mingyang, segundo ranking do Conselho Global de Energia Eólica (Gwec, em inglês), é a nona empresa em capacidade instalada de turbinas eólicas offshore do mundo, com 4,5 GW. Ao incluir também as versões para o mais importante mercado onshore, a empresa é a sexta maior, atrás da Vestas, Siemens Gamesa, Goldwind, GE e Envision.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025