O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e a fabricante chinesa de aerogeradores Mingyang, que está entrando no Brasil para escoar parte de sua produção na China, assinaram acordo de cooperação para desenvolver atividades voltadas à energia eólica offshore. A ideia é desenvolver projetos para capacitação local para a atividade ainda inexistente no Brasil.

Devem fazer parte do acordo estudos sobre prospecção até o descomissionamento de aerogeradores instalados no mar e ainda avaliações da cadeia de suprimentos e de rotas tecnológicas e logísticas do setor. A parceria terá vigência inicial de cinco anos.

“A Mingyang enxerga o Brasil como um dos pilares fundamentais para o crescimento global da empresa. Nossa recente parceria com o Senai RN/ISI-ER, por meio de um memorando de entendimento e um acordo de cooperação técnica, fortalece ainda mais nosso compromisso com o mercado de energia eólica offshore e hidrogênio”, diz o gerente geral para  Americas da empresa, Marco Wobeto.

A Mingyang, segundo ranking do Conselho Global de Energia Eólica (Gwec, em inglês), é a nona empresa em capacidade instalada de turbinas eólicas offshore do mundo, com 4,5 GW. Ao incluir também as versões para o mais importante mercado onshore, a empresa é a sexta maior, atrás da Vestas, Siemens Gamesa, Goldwind, GE e Envision.



Mais Notícias EM



TSEA investe US$ 25 milhões em fábrica nos EUA

Nova unidade na Carolina do Norte vai aproximar produção da multinacional brasileira das concessionárias e outras empresas.

30/03/2026


Andra anuncia nova unidade em Guarulhos

Instalação será inaugurada em maio com foco em disponibilidade de estoque e eficiência logística.

30/03/2026


O custo invisível do desperdício de energia

Máquinas antigas e ineficientes aumentam o custo e reduzem a competitividade da indústria.

30/03/2026