A Cemig instalou dois novos transformadores com regulação automática de níveis de tensão, fruto de desenvolvimento próprio coordenado pela estatal mineira. O equipamento, batizado de SmartGreen, foi projetado em parceria com outras duas empresas, a Reinhausen (MR) e a Trael, e foi implementado nas cidades de Uberaba e Bocaiúva, no interior de Minas Gerais.

Os dois transformadores estão em período de testes. O objetivo do sistema é regular a tensão fornecida aos consumidores em momentos de variação, por meio de automação. Isso ocorre principalmente em horários de pico, quando a lâmpada, por exemplo, segundo comunicado da empresa, fica "mais fraca". Com a tecnologia, isso é regulado automaticamente por aparelho embarcado no transformador.

“A dinamicidade do sistema elétrico sugere que novas tecnologias sejam integradas à rede de distribuição, de maneira que esses novos aparatos incorporados se somem aos processos já existentes para um fornecimento de energia cada vez melhor. Esse equipamento desenvolvido é capaz de responder em tempo real às variações de rede, eliminando a instabilidade”, disse o gerente de engenharia, automação e sistemas da distribuição da Cemig, William Alves.

O grupo Reinhausen é o fabricante do comutador que foi acoplado ao transformador de distribuição da Trael e que atribuiu a ele a capacidade de controlar de forma automática os níveis de tensão na rede de distribuição. O equipamento faz a regulação de tensão autônoma e automática. Nos casos de uso de Uberaba e Bocaiúva, a tecnologia também deve melhorar a integração da geração solar distribuída.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025