A Enel Distribuição São Paulo está investindo em um programa de modernização de suas redes aéreas de distribuição. A meta, segundo a empresa, é aumentar a flexibilidade e a resiliência do sistema durantes eventos climáticos.

Uma das ações do programa é o chamado Projeto Resiliência de Rede, que conta com investimentos de R$ 36 milhões e está sendo executado em três bairros da sua área de concessão em São Paulo: Alto de Pinheiros, na capital paulista, Parque dos Príncipes, em Osasco, e Alvarenga, em São Bernardo do Campo. Essas áreas envolvem 60 mil consumidores. A ideia é ampliar a ação para outras regiões.

Esse projeto prevê a automação do sistema, com instalação de religadores e equipamentos de telecontrole — um aumento de 63% na área do projeto. Os dispositivos permitem o gerenciamento remoto da rede a partir dos centros de operação, resolvendo desarmes momentâneos da rede de distribuição e restringindo as falhas permanentes.

Hoje, cada telecontrole atende a 770 clientes nesses bairros. Com as novas instalações, cada equipamento passará a atender a cerca de 470 clientes, segundo comunicado da empresa.

A iniciativa também inclui a instalação, até dezembro, de novas interligações entre os circuitos e componentes de rede aérea protegida e isolada, em que os condutores são revestidos com camadas adicionais de proteção. A distribuidora vai fazer a substituição de 60,2 km de cabos por esses modelos compactos, mais resistentes ao impacto da vegetação.

A Enel, também ainda segundo seu comunicado, está ampliando as podas de árvores, com meta de chegar a 600 mil podas neste ano, o que seria o dobro em relação ao ano passado. Também está prevista a instalação de 400 novos religadores e 425 equipamentos de telecontrole na área de concessão e novos cabos de média e baixa tensão compactos.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025