A termografia tem sido aplicada em diversas áreas: veterinária, cirurgias cardíacas, mapeamento de pragas na agricultura, mancais, rolamentos, estufas, siderurgia, localização de pessoas e, como não poderia deixar de ser, instalações elétricas, entre muitas outras. A técnica assume cada vez mais importância para quem atua ou pretende atuar em inspeções de sistemas elétricos de indústrias, concessionárias de energia e outros.

Nas indústrias, a termografia é fundamental no diagnóstico das instalações elétricas, auxiliando no processo de redução de perdas e melhoria da qualidade da eletricidade nas plantas. Por meio da técnica, é possível ainda detectar anomalias em equipamentos antes que ocorram falhas, estender a vida útil dos aparelhos e também evitar substituições prematuras de componentes, entre outros benefícios.

Para debater a importância da termografia nas instalações elétricas de plantas industriais, EM vai realizar no dia 17 de setembro, a partir das 18h, um webinar sobre o tema no canal do Youtube da Aranda Eventos. O objetivo é abordar a utilização da termografia como ferramenta de produtividade e economicidade nas indústrias. Por meio de um estudo de caso, será mostrado como, em três anos, reduziram-se a zero as falhas no sistema elétrico de uma fábrica de grande porte: subestação de 69 kV com dois transformadores de 10 MVA.

O palestrante é Mário Cimbalista Jr., engenheiro eletricista e de segurança do trabalho formado pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, com 41 anos de experiência em termografia aplicada a sistemas elétricos, mecânicos, de produção e na área biomédica. Cimbalista é ainda especialista Nível 3 em Ensaios Termográficos e em Monitoramento de Condição Categoria 3, ambos pela Abendi - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.

Para se inscrever no webinar acesse https://oferta.arandanet.com.br/13o-webinar-em



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024