A ABB assinou um acordo de cooperação com a fabricante britânica de pequenos reatores nucleares modulares Rolls-Royce SMR para avaliar a aplicação de tecnologias de automação e eletrificação em projetos de geração de energia baseados na tecnologia SMR (Small Modular Reactor). Segundo as empresas, a parceria também buscará identificar novas oportunidades à medida que a Rolls-Royce SMR amplia sua base instalada global.

Os reatores desenvolvidos pela empresa britânica possuem capacidade de geração de 470 MW cada. De acordo com a Rolls-Royce SMR, cada unidade pode abastecer aproximadamente um milhão de residências durante 60 anos, considerando o consumo médio atual do Reino Unido.

A companhia informou ainda que possui projetos em andamento para implantação de três reatores em uma usina nuclear no País de Gales. A empresa também trabalha com o grupo tcheco ČEZ na implantação de reatores na usina de Temelín, na República Tcheca, além de discutir novas unidades nas usinas de Tušimice e Dětmarovice. A fabricante também prevê a instalação de três reatores em um empreendimento da geradora sueca Videberg Kraft.

Segundo Stacy O'Brien, chefe de Compras Corporativas da Rolls-Royce SMR, o acordo permitirá avaliar formas de fortalecer a capacidade de entrega da empresa. "A ABB tem um longo e impressionante histórico de fornecimento de soluções de automação e eletrificação para projetos de infraestrutura de energia", afirmou.

Segundo dados citados no comunicado, a Agência Internacional de Energia (IEA) estima que a capacidade global de geração por pequenos reatores modulares poderá alcançar 40 GW até 2050 no cenário regulatório atual. Com incentivos governamentais, novos modelos de negócio e simplificação da regulamentação, esse potencial poderá chegar a 120 GW no mesmo período.



Mais Notícias EM



CELA e IFC lançam programa para ampliar financiamento de projetos de armazenamento

Parceria desenvolverá capacitação para bancos e investidores com foco na avaliação e estruturação financeira de projetos de sistemas de armazenamento por baterias.

18/09/2026


Arxen inicia operações como plataforma independente de infraestrutura de energia

Nova companhia reúne terminais de GNL e mais de 3 GW em ativos e projetos de geração termelétrica a gás natural.

18/09/2026


São Judas e BBTEC inauguram laboratório para ensino de barramentos blindados

Espaço será utilizado na formação prática de estudantes de Engenharia e poderá oferecer capacitação para profissionais do setor em uma segunda etapa.

18/09/2026