A Eldorado Brasil Celulose, de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, inaugurou uma mini hidrelétrica, com sistema de bombas funcionando como turbinas (BFTs), que utiliza na geração os efluentes tratados da produtora de celulose de eucalipto. A tecnologia empregada usualmente com águas, segundo a empresa, foi pela primeira vez utilizada em efluentes industriais.
Duas turbinas foram instaladas para reverter o fluxo dos efluentes, antes do descarte no Rio Paraná, e assim gerar eletricidade no gerador. Cada uma delas tem capacidade de bombear inversamente, em sentido anti-horário, em média 2,5 mil metros cúbicos por hora, totalizando 5 mil metros cúbicos por hora
A geração de energia será destinada ao consumo próprio da empresa no prédio administrativo, que contempla edifícios, além de auditório, restaurante e ambulatório. O projeto foi idealizado pelo diretor Industrial da planta, Carlos Monteiro, que levou o tema para a equipe de inovação e tecnologia da empresa que, em parceria com o professor Augusto Viera, da Universidade Federal de Itajubá, MG, desenvolveram o sistema.
Segundo comunicado da Eldorado, a tecnologia também fez surgir uma nova nomenclatura, a de BFTEs, sigla para Bombas Funcionando como Turbinas com Efluentes.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025