A ABB forneceu seu carregador ultrarrápido pantográfico para veículos elétricos ao projeto de protótipo de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio com nióbio das empresas CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O carregador permite que a bateria seja recarregada de 20% a 100% em dez minutos. O projeto é conduzido na cidade de Araxá, em Minas Gerais.

O carregador Terra HVC 300 kW é considerado o primeiro modelo de carregador pantográfico invertido instalado na América Latina. A ABB já havia implementado a tecnologia em outros projetos pelo mundo, como na Copa do Mundo de futebol no Catar em 2022, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência com conector CCS-2, além de painéis de média e baixa tensão para recarregar a frota de ônibus eletrificados.

O carregador Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150 kW cada e um totem com pantógrafo que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. No protótipo de e-Bus, dois trilhos de contato instalados na parte superior do veículo recebem a conexão do carregador pantográfico da ABB.

O modelo pode ser fornecido em versões de 150 kW a 600 kW de potência. A solução escolhida de 300 kW é equipada com um sistema de conexão pantográfica da Shunck, empresa parceira da iniciativa, que também tem fábricas e assistência técnica no Brasil, assim como a ABB.

A ABB forneceu dois carregadores pantográficos. O primeiro está instalado na planta da CBMM em Araxá (MG) e o segundo na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). “A tecnologia foi desenvolvida para ser expandida e aplicada em novos projetos de eletrificação de frotas de ônibus elétricos, maximizando suas vantagens e benefícios”, disse o diretor de produtos e soluções de mobilidade elétrica da ABB, Wilson Morais. O projeto de bateria de lítio com nióbio deve estar disponível no mercado em 2025.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025