A decisão do Governo Federal de substituir térmicas a óleo combustível ou diesel da matriz energética, colocando no lugar opções mais limpas, sobretudo o gás natural, já está fazendo efeito antes mesmo dos leilões previstos para as novas contratações, que por sinal foram adiados por conta da pandemia.

Em julho, o grupo finlandês Wärtsilä assinou contrato para converter para gás natural a usina termelétrica (UTE) Manauara, a óleo combustível pesado, que fica em Manaus (AM). Da Companhia Energética Manauara, cujos sócios-controladores são a Petrobras (52%) e a Global Participações (48%), a capacidade da usina vai também aumentar, dos atuais 85 MW para 92 MW, através da conversão dos cinco motores existentes de combustão dupla, também da Wärtsilä (46GD), para os modelos a gás da finlandesa (50SG). Os acessórios complementares da usina serão atualizados e o atual contrato de operação e manutenção foi renovado por mais dez anos.

O contrato de serviço tem garantias de desempenho relacionados a taxa de calor, capacidade elétrica, consumo de óleo lubrificante, consumo de peças de reposição e disponibilidade da usina, que é interligada ao Sistema Integrado Nacional (SIN). A conversão foi programada para ser totalmente entregue no início de 2022.

Além desse contrato, a Wärtsilä está no momento realizando outra conversão para gás no Amazonas, na UTE Cristiano Rocha, de 85 MW, da Rio Amazonas Energia, a óleo combustível. A programação é de que esteja convertida em 2021 para gás natural, com potência ampliada para 95,75 MW.

A ideia do governo em substituir as térmicas ineficientes a óleo diesel ou combustível, com vencimentos de contrato em 2023, contempla um leilão A-4, que antes estava programado para março de 2020. Pelo certame, que deve ser retomado no próximo ano, poderão participar usinas a gás natural para recompor os contratos das distribuidoras – provenientes dos leilões de energia nova de 2005, 2006 e 2007 – com essas usinas antigas a óleo. Daí a tendência de mais conversões no curto e médio prazo.

Segundo o diretor da Companhia Energética Manauara, Bruno Menezes, a conversão contribuirá para a redução dos gastos com energia elétrica, pois eliminará o consumo de óleo combustível pesado (OCA1) e o correspondente reembolso pela Conta Nacional de Consumo de Combustíveis (CCC) por mais dez anos.

Além disso, o uso de gás natural combustível aumentará a pegada ambiental da usina em aproximadamente 10%, representando cerca de 35 mil toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (MTCDE) por ano, o equivalente à poluição de cerca de 7600 carros.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024