A abertura do mercado livre de energia em 2024 para os demais consumidores de média e alta tensão, aqueles abaixo dos 500 kW de potência contratada, antes impedidos de participar do ACL, fez o volume de migrações nos dois primeiros meses deste ano equivaler a mais da metade do total de empresas migradas em 2023.

Segundo dados da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, foram registradas 3866 novas migrações nos dois primeiros meses de 2024, volume que representa 52% de todos os ingressos no ano passado. O segmento encerrou o período com o acumulado de 44.988 cargas, 10 mil unidades a mais do que no começo de março do ano passado.

Segundo o presidente do conselho de administração da CCEE, Alexandre Ramos, o movimento de alta migração é um reflexo não só das vantagens da livre negociação, que proporciona descontos de até 30% nas contas de energia das empresas, mas também da força-tarefa da câmara, em operação desde o primeiro semestre do ano passado para garantir que as migrações fossem concluídas.

“Fomos muito além do dia a dia operacional e atuamos junto às empresas para orientá-las sobre a abertura. Também otimizamos os nossos processos internos e oferecemos uma extensão dos prazos para que os agentes pudessem resolver eventuais pendências para ingressarem no segmento”, disse Ramos. De acordo com ele, a CCEE concluiu todos os pedidos de migração para janeiro que cumpriram o rito processual que envolve o distribuidor e a unidade consumidora.

Os dados de janeiro e fevereiro também mostram que os 3866 novos consumidores no ACL acrescentaram ao segmento uma carga mensal de aproximadamente 990 MW. Do total de unidades migradas, 2846 entraram para o ambiente com representação via comercializador varejista, figura criada para facilitar o processo de migração e gerir as operações dos seus clientes para compra e venda de energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024