A estatal mineira de energia Cemig e a Unifei - Universidade Federal de Itajubá, também de Minas Gerais, assinaram acordo de cooperação para colaboração institucional, científica e tecnológica para desenvolvimentos de hidrogênio verde. A ideia é apoiar o Centro de Hidrogênio Verde, o CH2V, que funciona na Unifei.

Parte do novo acordo é transferir uma central geradora hidrelétrica (CGH) da Cemig, a Luiz Dias, de forma não onerosa à Unifei, para ser utilizada na compensação da energia que será empregada no laboratório do CH2V. Inaugurada em 1914, a CGH está instalada no rio Lourenço Velho, no município de Itajubá, e tem duas unidades geradoras, com 1,62 MW de potência instalada.

Além disso, o acordo prevê a colaboração abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços científicos e tecnológicos, além de formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias. Há ainda parceria para prototipação e desenvolvimento de sistemas em hardware e software.

O CH2V foi construído no âmbito do Centro de Excelência de Conservação de Energia, uma parceria com a Cemig. O objetivo do centro de excelência é ajudar as indústrias mineira e brasileira a atravessarem a transição energética, reduzindo a pegada de carbono de seus produtos.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024