A estatal mineira de energia Cemig e a Unifei - Universidade Federal de Itajubá, também de Minas Gerais, assinaram acordo de cooperação para colaboração institucional, científica e tecnológica para desenvolvimentos de hidrogênio verde. A ideia é apoiar o Centro de Hidrogênio Verde, o CH2V, que funciona na Unifei.

Parte do novo acordo é transferir uma central geradora hidrelétrica (CGH) da Cemig, a Luiz Dias, de forma não onerosa à Unifei, para ser utilizada na compensação da energia que será empregada no laboratório do CH2V. Inaugurada em 1914, a CGH está instalada no rio Lourenço Velho, no município de Itajubá, e tem duas unidades geradoras, com 1,62 MW de potência instalada.

Além disso, o acordo prevê a colaboração abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços científicos e tecnológicos, além de formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias. Há ainda parceria para prototipação e desenvolvimento de sistemas em hardware e software.

O CH2V foi construído no âmbito do Centro de Excelência de Conservação de Energia, uma parceria com a Cemig. O objetivo do centro de excelência é ajudar as indústrias mineira e brasileira a atravessarem a transição energética, reduzindo a pegada de carbono de seus produtos.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025