A Hitachi Energy fechou contrato para fornecer à Taesa, grupo de transmissão de energia elétrica do Brasil, uma atualização da estação conversora de corrente contínua de alta tensão (HVDC) de Garabi, em Garruchos, no Rio Grande do Sul. O link pode transmitir até 2.200 MW, o que deve, segundo a Hitachi, torná-lo o sistema HVDC back-to-back mais poderoso do mundo.
A estação conversora de Garabi faz a troca de energia entre a Argentina e o Brasil, o que normalmente não é possível, pois o sistema elétrico da Argentina opera a 50 Hz e o do Brasil, a 60 Hz. O sistema de transmissão compreende 490 quilômetros de linhas aéreas de corrente alternada entre as subestações do norte da Argentina e do sul do Brasil e a estação conversora HVDC de Garabi, no Brasil, perto da fronteira.
A estação iniciou a operação comercial completa em 2000 e, após mais de 20 anos em operação, o sistema de controle e proteção será atualizado com a tecnologia Mach, da Hitachi Energy. Esta será a primeira atualização HVDC no Brasil.
Os sistemas HVDC são usados para transmissão e troca de eletricidade em grande escala e em grandes distâncias entre duas estações conversoras HVDC. A estação conversora HVDC de Garabi, porém, é um sistema back-to-back em um único local. As estações back-to-back utilizam a controlabilidade digital de um sistema HVDC para gerenciar as propriedades do fornecimento de eletricidade.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025