A Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza, da Copel, em Antonina, no Paraná, instalou um novo transformador fabricado com sistema de isolamento para a classe de tensão de 230 kV. O equipamento é um protótipo operacional que usa óleo vegetal e papel híbrido (kraft com revestimento de polímero) como isolantes.
O transformador instalado na usina de 260 MW foi desenvolvido em um projeto de P&D da Copel GT, em parceria com a UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, e com a Vegoor Tecnologia Aplicada, sob um investimento de R$ 10 milhões.
Depois de ter passado por ensaios em fábrica, o transformador passará por validação na usina. A inovação da tecnologia é deixar de usar óleo mineral, como tradicionalmente os transformadores que operam em alta tensão (230 kV ou mais) são isolados. “A inserção e a pesquisa de novos materiais isolantes possibilitam um avanço tecnológico para o setor elétrico e para a indústria”, disse o gerente de projeto de P&D da Copel, Marco Antonio Marin.
A expectativa com o uso do papel híbrido como isolante sólido é a de que o tratamento do óleo isolante seja reduzido em até 50%. Além disso, o investimento em sistemas de monitoramento avançados, que otimizam o sistema de refrigeração e fazem parte do projeto de P&D, tem potencial de reduzir os custos de substituição de transformadores, prolongando a vida útil em até 30%.
Mais Notícias EM
Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.
23/10/2026
Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.
23/10/2026
Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.
23/10/2026