O MME - Ministério de Minas e Energia enquadrou os projetos de infraestrutura de transmissão de energia elétrica licitados no leilão de transmissão 01/2023 no Reidi - Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura e como prioritários para emissão de debêntures incentivadas. A decisão foi via publicação da Portaria 2.666/SNTEP/MME.
A aprovação ocorre um mês após a assinatura dos contratos de concessão do leilão, considerado o maior de transmissão já realizado pela Aneel. Ele envolve a construção de 6185 quilômetros de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 400 MVA, com previsão de investimentos da ordem de R$ 15,7 bilhões nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe.
Com o Reidi, a previsão é que ocorra redução das tarifas aos consumidores, com estímulo ao investimento privado em infraestrutura. Os empreendimentos enquadrados no programa têm suspensas suas contribuições de PIS/Pasep e Cofins por cinco anos, em aquisições, locações e importações de bens e serviços.
Já a aprovação dos projetos como prioritários para emissão de debêntures incentivadas permite às empresas captar recursos no mercado para financiar infraestrutura. A vantagem é que os investidores contam com isenção ou redução de Imposto de Renda.
Mais Notícias EM
NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.
08/06/2025
Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.
08/06/2025
Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.
08/06/2025