A unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, entre Minas Gerais e Goiás, da Eletrobras Furnas, recebeu certificação da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Pelo documento, fica  comprovado que o hidrogênio foi produzido a partir de fontes renováveis. Na UHE, a produção de hidrogênio por eletrólise da água utiliza as fontes hídrica e solar fotovoltaica. 

A planta de H2V de Itumbiara, a primeira a entrar em operação no Brasil em 2021, já produziu 3 toneladas de hidrogênio. A capacidade de produção da unidade experimental é de cerca de 100 kg/dia.

A partir da sua inauguração, em dezembro de 2021, foram realizados testes e análises de produção e armazenamento do hidrogênio e da sua reconversão em energia elétrica para inserção na rede. Em uma etapa seguinte, em projeto de operação e manutenção (O&M), foram elaborados procedimentos e instruções técnicas de operação de planta, além de testes de produção ininterrupta de hidrogênio para determinação das eficiências dos processos de geração, armazenamento e reconversão.

Da energia consumida na produção, uma parte é oriunda de usina solar fotovoltaica de 800 kWp de potência, instalada ao lado do sistema de hidrogênio. Outra parte da demanda é suprida por energia da hidrelétrica.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025