O Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paraná migrou para o mercado livre de energia a partir de 1º de julho, tornando-se a primeira empresa estatal paranaense a optar pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL).

A opção foi pela modalidade de consumidor varejista, no qual todas as representações e obrigações junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ficam a cargo do comercializador varejista. Isso facilita a migração e operacionalidade da compra de energia no ACL, pois dispensa a necessidade de associação do consumidor à CCEE, com simplificação do processo e diminuição da burocracia.

No primeiro mês do contrato, o Tecpar registrou economia de R$ 27 mil com a conta de energia, em comparação ao que gastaria no mercado cativo. A migração envolverá três unidades, sendo a maior delas a do bairro Cidade Industrial, em Curitiba. A economia registrada, aliás, se refere apenas a essa unidade. As outras duas unidades, do bairro curitibano de Juvevê e a da cidade de Araucária, completarão a migração nos próximos meses.

A comercializadora varejista responsável é a Copel Mercado Livre, uma das primeiras a obter a autorização para atuar nessa nova modalidade. Segundo o diretor geral da comercializadora, Franklin Miguel, a economia estimada para o Tecpar em 2020 será em torno de 10%.

O Tecpar atua em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores público e privado e é uma empresa do governo do Paraná.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024