A Eletra está expandindo a produção e venda de seus primeiros ônibus elétricos montados em sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP. O projeto E-Bus, como foi batizado pela empresa, foi incentivado com recursos da agência de fomento paulista Desenvolve SP, vinculada ao governo do estado.

Segundo a diretora comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira, quando a empresa começou sua produção em 2018 a capacidade produtiva era para cinco veículos por semana. Atualmente, a produção já está em dois por dia, com previsão de elevação para sete/dia até novembro deste ano. “Já estamos prevendo dobrar a capacidade produtiva no próximo ano”, disse.

As vendas do E-Bus atendem principalmente pedidos de prefeituras e governos estaduais. Foram negociados modelos, por exemplo, para Salvador (BA), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Guarujá (SP). Além disso, segundo comunicado, a empresa negocia com a Prefeitura de São Paulo a comercialização de uma grande frota. Estão em negociação também outras cidades, como Curitiba, São Bernardo, Santo André, Suzano, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos.

A montagem dos E-Bus conta com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio E-Millennium e baterias e motores elétricos Weg, sendo o chassi da Mercedes-Benz, que o fabrica em São Bernardo do Campo.

Dos três modelos de ônibus desenvolvidos com o financiamento obtido junto à Desenvolve SP, um tem 15 metros de comprimento e é elétrico híbrido (baterias e um grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível). Outro, do mesmo tamanho, é totalmente elétrico e o terceiro tem 21,5 metros e opera como trólebus e veículo elétrico a bateria. Também é produzida em São Bernardo a linha de carregadores das baterias dos ônibus.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024