A Eletra está expandindo a produção e venda de seus primeiros ônibus elétricos montados em sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP. O projeto E-Bus, como foi batizado pela empresa, foi incentivado com recursos da agência de fomento paulista Desenvolve SP, vinculada ao governo do estado.

Segundo a diretora comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira, quando a empresa começou sua produção em 2018 a capacidade produtiva era para cinco veículos por semana. Atualmente, a produção já está em dois por dia, com previsão de elevação para sete/dia até novembro deste ano. “Já estamos prevendo dobrar a capacidade produtiva no próximo ano”, disse.

As vendas do E-Bus atendem principalmente pedidos de prefeituras e governos estaduais. Foram negociados modelos, por exemplo, para Salvador (BA), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Guarujá (SP). Além disso, segundo comunicado, a empresa negocia com a Prefeitura de São Paulo a comercialização de uma grande frota. Estão em negociação também outras cidades, como Curitiba, São Bernardo, Santo André, Suzano, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos.

A montagem dos E-Bus conta com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio E-Millennium e baterias e motores elétricos Weg, sendo o chassi da Mercedes-Benz, que o fabrica em São Bernardo do Campo.

Dos três modelos de ônibus desenvolvidos com o financiamento obtido junto à Desenvolve SP, um tem 15 metros de comprimento e é elétrico híbrido (baterias e um grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível). Outro, do mesmo tamanho, é totalmente elétrico e o terceiro tem 21,5 metros e opera como trólebus e veículo elétrico a bateria. Também é produzida em São Bernardo a linha de carregadores das baterias dos ônibus.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025