A Neoenergia assinou protocolo de intenções com a Unifei - Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais,  para promover pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de hidrogênio verde no Brasil. A ideia é trabalhar não só em iniciativas científicas, mas também na formação de especialistas na tecnologia.

Pelo acordo, está prevista a inauguração em dezembro deste ano do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), um complexo de mais de 3.000 m²  que incluirá uma planta de eletrólise, sistema de tanques de armazenamento e de compressores. Além disso, o CH2V prevê infraestrutura para o fornecimento de veículos impulsionados por hidrogênio.

A Neoenergia já tem expertise na tecnologia, por meio de seu grupo controlador espanhol, a Iberdrola.  A empresa tem uma central de hidrogênio verde em Puertollano, na Espanha, considerada a maior da Europa.

Da mesma forma, a Unifei tem outra ação em hidrogênio verde. Em parceria com a agência de fomento alemã GIZ, a universidade está implantando um laboratório de pesquisas voltado para a tecnologia, cuja primeira fase está prevista para conclusão em setembro deste ano, quando entrará em operação o centro, e a segunda em fevereiro de 2024, quando passará a produzir H2V a pressões de 30 bar, 200 bar e 900 bar, visando diversos tipos de aplicações.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025