Tema prestes a ter nova regulamentação, por conta de revisão em curso de resolução conjunta (4/2014) entre as agências de energia (Aneel) e de telecomunicações (Anatel), o compartilhamento de postes será debatido com os principais especialistas da área durante o II Workshop de Compartilhamento de Postes, dia 3 de agosto, em São Paulo, que ocorrerá dentro da feira e congresso do setor de telecomunicações Netcom, promovida pela Aranda Eventos.

Motivo de conflito por conta da ocupação desordenada dos postes por fios e equipamentos de empresas de telefonia e internet, muitas vezes de forma ilegal, a programação do workshop, que será das 13h30 às 18h20, começa com uma palestra especial de abertura do coordenador nacional adjunto do CCEEE-Confea, Rogério Moreira Lima, que abordará os riscos e as questões de compliance da ocupação dos postes.

A programação segue com mais três painéis, sendo o primeiro deles voltado para mostrar a visão das principais associações ligadas ao tema. Pelo lado do setor de telecomunicações, incluindo telefonia fixa e móvel, internet e tv a cabo, haverá a participação de representantes da Telcomp, da Abramulti e da Abranet. Já pelo lado do setor elétrico, o gerente de inteligência de mercado da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Lindemberg Nunes Reis, fará o contraponto.  O painel, mediado pelo diretor do Deinfra-Fiesp, Helcio Binelli, visa discutir o ordenamento da infraestrutura aérea em postes, que no momento vive as lacunas regulatórias.

Mas a programação do workshop vai além do debate sobre a demanda regulatória para dar ordem à ocupação desordenada dos postes. Está na pauta também, durante o segundo painel, questões ligadas à implantação e fiscalização de projetos de infraestrutura aérea em postes, o que envolve não só as empresas de distribuição de energia e de telecom mas os responsáveis por iluminação pública, sejam eles prefeituras ou empresas prestadoras de serviços. Sob essa perspectiva, está previsto no painel debate sobre a revisão da norma NR 10, que trata sobre segurança em Instalações e serviços em eletricidade.

Por fim, no último painel, a discussão tem viés mais tecnológico e aponta os caminhos para a implantação da infraestrutura de redes para cidades inteligentes, o que passa pela adoção de redes neutras de fibra óptica, criadas por empresas que oferecem serviços de telecom de forma independente e isonômica ao mercado. Este painel terá a participação de representantes das empresas I-Systems, American Tower e ainda do Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações.

A programação completa, informações e credenciamento para o workshop, cujas inscrições são gratuitas, estão no site www.netcom2023.com.br



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024