Tema prestes a ter nova regulamentação, por conta de revisão em curso de resolução conjunta (4/2014) entre as agências de energia (Aneel) e de telecomunicações (Anatel), o compartilhamento de postes será debatido com os principais especialistas da área durante o II Workshop de Compartilhamento de Postes, dia 3 de agosto, em São Paulo, que ocorrerá dentro da feira e congresso do setor de telecomunicações Netcom, promovida pela Aranda Eventos.

Motivo de conflito por conta da ocupação desordenada dos postes por fios e equipamentos de empresas de telefonia e internet, muitas vezes de forma ilegal, a programação do workshop, que será das 13h30 às 18h20, começa com uma palestra especial de abertura do coordenador nacional adjunto do CCEEE-Confea, Rogério Moreira Lima, que abordará os riscos e as questões de compliance da ocupação dos postes.

A programação segue com mais três painéis, sendo o primeiro deles voltado para mostrar a visão das principais associações ligadas ao tema. Pelo lado do setor de telecomunicações, incluindo telefonia fixa e móvel, internet e tv a cabo, haverá a participação de representantes da Telcomp, da Abramulti e da Abranet. Já pelo lado do setor elétrico, o gerente de inteligência de mercado da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Lindemberg Nunes Reis, fará o contraponto.  O painel, mediado pelo diretor do Deinfra-Fiesp, Helcio Binelli, visa discutir o ordenamento da infraestrutura aérea em postes, que no momento vive as lacunas regulatórias.

Mas a programação do workshop vai além do debate sobre a demanda regulatória para dar ordem à ocupação desordenada dos postes. Está na pauta também, durante o segundo painel, questões ligadas à implantação e fiscalização de projetos de infraestrutura aérea em postes, o que envolve não só as empresas de distribuição de energia e de telecom mas os responsáveis por iluminação pública, sejam eles prefeituras ou empresas prestadoras de serviços. Sob essa perspectiva, está previsto no painel debate sobre a revisão da norma NR 10, que trata sobre segurança em Instalações e serviços em eletricidade.

Por fim, no último painel, a discussão tem viés mais tecnológico e aponta os caminhos para a implantação da infraestrutura de redes para cidades inteligentes, o que passa pela adoção de redes neutras de fibra óptica, criadas por empresas que oferecem serviços de telecom de forma independente e isonômica ao mercado. Este painel terá a participação de representantes das empresas I-Systems, American Tower e ainda do Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações.

A programação completa, informações e credenciamento para o workshop, cujas inscrições são gratuitas, estão no site www.netcom2023.com.br



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025