A Bahia fechou o primeiro semestre com mais 41 novas usinas de geração renovável. Foram ao todo 19 parques eólicos e 22 usinas solares fotovoltaicas que entraram em operação no período, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado baiano.

Com os novos empreendimentos, o estado passa a contar com 281 parques eólicos, totalizando 7,6 GW, e 69 solares fotovoltaicos, com 2 GW instalados, todos em operação. Há mais 65 eólicas em construção, que vão acrescentar mais 2,5 GW ao estado, e 200 MW de quatro UFVs centralizadas.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou que os 19 parques eólicos foram inaugurados em nove municípios. “As cidades de Araci, Biritinga, Caetité, Casa Nova, Gentio do Ouro, Morro do Chapéu, Tanque Novo, Tucano e Xique-Xique estão abrigando esses empreendimentos”, disse. Já entre as usinas solares o destaque foi o município de Juazeiro, onde foram instaladas as 22 novas usinas de geração de energia fotovoltaica. “Essa concentração evidencia o potencial da região”, disse. 

Para as implantações, foram investidos cerca de R$ 5,93 bilhões nos 41 novos projetos eólicos e solares. A Bahia apresenta a maior geração total de energia eólica do Brasil, correspondendo a 35,54% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada em 2023, disponibilizados pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Em solar, a Bahia ocupa a segunda posição no Brasil, com 19,22% da produção nacional.

 

Imagem de Freepik



Mais Notícias EM



Aneel, Neoenergia e Grupo Equatorial lançam projeto de eficiência energética em escolas públicas

Serão investidos R$ 6,1 milhões, beneficiando cerca de 30 mil estudantes em cinco estados.

29/05/2026


Abradee apoia PL 3220/2019 sobre compartilhamento de postes

Projeto propõe regras para acabar com a fiação desordenada em grandes centros urbanos.

29/05/2026


Setor elétrico prevê aumento das tarifas de energia com “Super El Niño”

Cenário de seca no Norte e Nordeste e pressão sobre reservatórios deve elevar uso de térmicas e encarecer energia

29/05/2026