Levantamento da Abrapch - Associação Brasileira de PCHs e CGHs aponta que o Brasil tem potencial para ampliar em 300% sua capacidade de geração de energia renovável com o uso de pequenas centrais hidrelétricas, as PCHs, e pelas centrais geradoras hidrelétricas, as CGHs. Para embasar sua projeção, a associação afirma que há 1156 processos dessas usinas na Aneel.

Desse total, 589 pequenas usinas estão em fase de Despacho de Registro de Intenção à Outorga de Autorização (DRI) ou de Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRS), passos anteriores para o interessado requisitar o licenciamento ambiental. Há ainda outros 455 processos em estágio de eixo disponível, ou seja, aptos para interessados no desenvolvimento de estudos de inventário hidrelétrico. Por fim, 112 PCHs e CGHs estão em construção ou aguardando licenciamento.

Nos últimos cinco anos, revela a Abrapch, 65 PCHs e 52 CGHs, responsáveis por até 50 MW de potência instalada, entraram em operação no Brasil, totalizando 938,81 MW de potência instalada. No total, elas geraram cerca de R$ 7,9 bilhões em investimentos no País.

"Os investimentos representativos poderiam ser ainda maiores, reduzindo as tarifas e eliminando futuras bandeiras tarifárias", disse a presidente da Abrapch, Alessandra Torres de Carvalho. Segundo ela, um maior investimento em PCHs e CGHs diminuiria a geração de usinas termelétricas.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024