A  AES Brasil concluiu, no dia 13 de março, a energização da Subestação Caju 500 kV/34,5 kV, localizada no município de Angicos (RN) e que faz parte do complexo eólico Cajuína. A estrutura é conectada por uma linha de transmissão à Subestação Açu III, em Assú, também no Rio Grande do Norte. A linha de transmissão Caju-Açu III tem 89 km, passando pelos municípios de Angicos, Fernando Pedroza, Itajá e Assú, e possui 176 torres.  

A primeira fase do complexo Cajuína terá 324,5 MW de capacidade instalada, com 55 aerogeradores, e a segunda fase, 370,5 MW, com mais 65 aerogeradores. Mas o planejamento prevê a possibilidade de elevar a capacidade instalada para um total de 1,6 GW.

Os primeiros 695 MW do empreendimento estão em fase de construção, com início de operação prevista ainda para este ano. A AES fechou contratos com grandes empresas para o fornecimento de energia a partir dos parques que compõem o complexo, entre elas Unipar e BRF, firmados em contratos de autoprodução de energia, e com Minasligas, Ferbasa e Copel, por meio de PPAs de longo prazo.



Mais Notícias EM



Intersolar Brasil Nordeste 2027 anuncia lote antecipado para expositores

Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.

23/10/2026


Neoenergia obtém financiamento de R$ 857 milhões para modernizar rede de distribuição

Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.

23/10/2026


ONS premia agentes por excelência na operação do SIN

Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.

23/10/2026