A Comerc Eficiência e a empreendedora de renováveis Casa dos Ventos assinaram no dia 5 de dezembro um pré-contrato com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para instalar unidade de produção de hidrogênio e amônia verde. A previsão é de a primeira fase do projeto entrar em operação em 2026.
Em desenvolvimento desde 2021, o projeto iniciará a fase de licenciamento ambiental e de projeto básico para iniciar sua implantação, dividida em etapas. O empreendimento terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise da água, processo utilizado para a produção de H2V, o que permitirá a geração de mil toneladas de hidrogênio por dia e a transformação – em reação com o nitrogênio – de 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.
As empresas já haviam firmado um memorando de entendimento (MOU) com o governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do estado cearense, que já conta com 24 MOUs assinados com empresas nacionais e estrangeiras. A planta da Comerc-Casa dos Ventos ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará.
Mais Notícias EM
Documento passa a adotar formato mais enxuto e contará com dez cadernos temáticos complementares.
09/10/2026
Em setembro, segmento alcança 1.003.310 emplacamentos acumulados desde 2012.
09/10/2026
Ganho operacional é estimado em R$ 3,8 milhões por ano
09/10/2026