A Comerc Eficiência e a empreendedora de renováveis Casa dos Ventos assinaram no dia 5 de dezembro um pré-contrato com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para instalar unidade de produção de hidrogênio e amônia verde. A previsão é de a primeira fase do projeto entrar em operação em 2026.

Em desenvolvimento desde 2021, o projeto iniciará a fase de licenciamento ambiental e de projeto básico para iniciar sua implantação, dividida em etapas. O empreendimento terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise da água, processo utilizado para a produção de H2V, o que permitirá a geração de mil toneladas de hidrogênio por dia e a transformação – em reação com o nitrogênio – de 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

As empresas já haviam firmado um memorando de entendimento (MOU) com o governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do estado cearense, que já conta com 24 MOUs assinados com empresas nacionais e estrangeiras. A planta da Comerc-Casa dos Ventos ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025