A geradora chinesa CTG Brasil anunciou que vai criar no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, um hub tecnológico para desenvolver a cadeia do hidrogênio verde (H2V). O projeto, batizado de TechHub Hidrogênio Verde, é feito em cooperação com o Senai e o governo pernambucano. A iniciativa concentrará em Suape a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de H2V.

Os projetos financiados receberão inicialmente investimentos de até R$ 45 milhões. As propostas foram selecionadas na chamada pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, promovida pelo Senai e pela CTG Brasil, cujo resultado foi divulgado em fevereiro de 2022. A iniciativa faz parte da estratégia de investimento do programa de P&D Aneel da CTG.

Para conectar as plantas piloto implementadas no TechHub, será desenvolvida uma plataforma digital de comercialização para o H2V. “É fundamental rastrear e certificar a origem da energia para a produção do hidrogênio, assegurando que a fonte de alimentação da planta é proveniente de energia 100% renovável, abrindo ainda mais portas para a comercialização deste que é considerado o combustível do futuro”, afirma José Renato Domingues, vice-presidente corporativo da CTG Brasil.

O papel do Senai será de colaborar na implantação dos projetos, que devem contribuir para a elevação da atratividade de investimentos do estado, segundo a diretora-regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto. “Enxergamos no Complexo Industrial Portuário de Suape uma forma de testar a viabilidade desses projetos em um cenário real, agregando outras empresas e criando um verdadeiro hub de inovação”, explica. O porto de Suape é considerado o mais estratégico do Nordeste, com 90% do PIB da região a um raio de 800 quilômetros.

Por conta do projeto, o governo estadual, a CTG Brasil e o Senai Pernambuco assinaram um memorando de entendimento para avaliar o desenvolvimento e a implementação de diversos projetos da cadeia de hidrogênio em Suape. Segundo comunicado da CTG, trata-se de um acordo que pretende unir a expertise da companhia, o potencial energético do estado e o posicionamento estratégico do porto.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025