A Turiya Renováveis, braço de geração de energia renovável da comercializadora Indra Energia, firmou parceria com o IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará para desenvolver tecnologias de produção de hidrogênio verde (H2V) pelo método de fotocatálise. O processo pode tornar o combustível mais viável economicamente, segundo os envolvidos na parceria.

A Turiya será responsável por parte do financiamento do projeto e promete acompanhar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da equipe de professores e alunos do IFCE. “A proposta é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a obtenção de hidrogênio verde no Brasil, para utilização como mais uma fonte alternativa renovável. Acreditamos que o País será pioneiro nesse setor e deve se tornar um dos principais fornecedores globalmente”, afirma a CEO da Turiya Renováveis, Ingrid Santos.

A ideia da pesquisa é substituir a eletrólise convencional, considerada pelos envolvidos na parceria como um processo mais caro e não totalmente zero em emissões, o que varia de acordo com o método de eletrólise adotado. Já a fotocatálise, para os pesquisadores, seria mais barata e 100% verde. “É importante destacar que a fotocatálise não pretende substituir a eletrólise, mas proporcionar uma alternativa barata e sustentável de se obter hidrogênio, o que é fundamental para a diversificação das fontes de energias renováveis”, afirmam as instituições em comunicado.

Segundo o coordenador do projeto, Bruno César, do IFCE, a possibilidade de se produzir hidrogênio verde por meio da fotocatálise heterogênea tem recebido atenção especial por diversos aspectos, tais como “a possibilidade do uso da energia solar com fonte energética e reuso de biomassa”, destaca César. Segundo ele, o método tradicional por eletrólise da água tem custo elevado de aquisição e manutenção, além de o processo demandar corrente elétrica e água de elevada pureza para o seu funcionamento.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025