A Turiya Renováveis, braço de geração de energia renovável da comercializadora Indra Energia, firmou parceria com o IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará para desenvolver tecnologias de produção de hidrogênio verde (H2V) pelo método de fotocatálise. O processo pode tornar o combustível mais viável economicamente, segundo os envolvidos na parceria.

A Turiya será responsável por parte do financiamento do projeto e promete acompanhar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da equipe de professores e alunos do IFCE. “A proposta é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a obtenção de hidrogênio verde no Brasil, para utilização como mais uma fonte alternativa renovável. Acreditamos que o País será pioneiro nesse setor e deve se tornar um dos principais fornecedores globalmente”, afirma a CEO da Turiya Renováveis, Ingrid Santos.

A ideia da pesquisa é substituir a eletrólise convencional, considerada pelos envolvidos na parceria como um processo mais caro e não totalmente zero em emissões, o que varia de acordo com o método de eletrólise adotado. Já a fotocatálise, para os pesquisadores, seria mais barata e 100% verde. “É importante destacar que a fotocatálise não pretende substituir a eletrólise, mas proporcionar uma alternativa barata e sustentável de se obter hidrogênio, o que é fundamental para a diversificação das fontes de energias renováveis”, afirmam as instituições em comunicado.

Segundo o coordenador do projeto, Bruno César, do IFCE, a possibilidade de se produzir hidrogênio verde por meio da fotocatálise heterogênea tem recebido atenção especial por diversos aspectos, tais como “a possibilidade do uso da energia solar com fonte energética e reuso de biomassa”, destaca César. Segundo ele, o método tradicional por eletrólise da água tem custo elevado de aquisição e manutenção, além de o processo demandar corrente elétrica e água de elevada pureza para o seu funcionamento.



Mais Notícias EM



Intersolar Brasil Nordeste 2027 anuncia lote antecipado para expositores

Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.

23/10/2026


Neoenergia obtém financiamento de R$ 857 milhões para modernizar rede de distribuição

Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.

23/10/2026


ONS premia agentes por excelência na operação do SIN

Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.

23/10/2026