Estudo da Abren - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos apontou que o Brasil tem capacidade de gerar energia para 27 milhões de residências (ou 100 milhões de pessoas) a partir do aproveitamento energético dos resíduos urbanos de 28 regiões metropolitanas do País, onde vivem em cada uma delas mais de 1 milhão de pessoas.   

Essa energia seria proveniente da possibilidade de se instalar 129 usinas de recuperação energética de 20 MW de potência média cada uma, que poderiam aproveitar 56% do lixo gerado nessas cidades. Trata-se de usinas termelétricas, tipo mass burning, que incineram o lixo urbano para gerar vapor para turbinas de geração. Com esse parque termelétrico seria possível acrescentar 2,6 GW de potência instalada ao grid.

Até o momento o Brasil tem apenas um projeto viabilizado do tipo, a URE Barueri, que foi negociada no leilão A-5 de 2021. Mas, na avaliação da Abren, pelo menos mais três podem ser contratados nos próximos leilões A-5 e A-6 deste ano, marcados para 30 de setembro e onde há 10 projetos cadastrados no primeiro (180 MW) e 9 no segundo (176 MW). Os projetos mais viáveis seriam a URE Caju, da Ciclus Ambiental, no Rio de Janeiro, com potência de 31 MW, a Usina Lara, de 77 MW, em Mauá (SP), e a URE Consimares, em Nova Odessa (SP), de 22 MW.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025