O centro de tecnologia Lactec, de Curitiba (PR), foi uma das empresas contratadas pelo ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico para realizar consultoria e estudos hidrológicos que permitam consolidar a revisão das séries de vazões naturais de todos os aproveitamentos hidrelétricos do SIN - Sistema Interligado Nacional. O centro ficou responsável pela análise de bacias hidrográficas das regiões Sul e Sudeste, que concentram 100 reservatórios de usinas hidrelétricas, com área de drenagem de aproximadamente 1,4 milhão de km2.

A área de estudo sob responsabilidade do Lactec envolve as bacias dos rios Paraná, Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba, Paraguai, Capivari, Iguaçu, Itajaí, Antas, Jacuí, Uruguai e Ijuí. Os estudos, já iniciados, irão se estender ao longo de 20 meses. “O que esse estudo vai mostrar é como os rios estão respondendo a alterações naturais ou antrópicas das bacias, não só por variabilidades ou mudanças climáticas, como também por alterações no uso da terra e crescimento das cidades, que modificam a dinâmica de escoamento da água até as calhas dos rios”, disse o coordenador do projeto com o ONS e pesquisador da área de Meio Ambiente do Lactec, João Paulo Jankowski Saboia. 

As atualizações periódicas das vazões naturais médias mensais e das séries de usos consuntivos a montante das usinas hidrelétricas, segundo o ONS, servem de subsídio ao planejamento e operação do SIN. Além disso, é uma das atividades sob responsabilidade do ONS, que faz parte do Plano de Ação para Revisão das Garantias Físicas das Usinas Hidrelétricas proposto pelo MME - Ministério de Minas e Energia. 



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026