A chinesa Huawei e a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída iniciaram em junho os cursos itinerantes voltados para energia solar, que rodam o país na carreta-escola batizada de Road Show ABGD Huawei Solar. A primeira visita será em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O programa oferece à população local dois cursos diferentes, um sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos e outro sobre técnicas para instalação de módulos solares. Para as aulas, a carreta adaptada é totalmente equipada com energia solar, com sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid reais, em estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

Segundo os organizadores, a ideia é conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis, qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

O projeto está em sua segunda edição. Na primeira, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados e cerca de 1200 horas de aula. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

Em São José dos Campos, de 25 a 29 de junho, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, este último direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. A expectativa é beneficiar 160 pessoas, em cursos de 4 horas.



Mais Notícias EM



Leilão de transmissão será o maior desde 2019

Marcado para o dia 30 de junho, certame vai licitar 13 lotes de 5425 km de linhas

24/06/2022


Consumidores de países ricos querem carros elétricos

Segundo pesquisa da EY, 52% dos que querem comprar carro novo preferem elétricos, híbridos ou híbridos plug-in

27/06/2022


Siemens e Air Liquide formam joint venture para hidrogênio verde

Intenção dos grupos é atingir capacidade anual de 3 GW em eletrolisadores até 2025

27/06/2022