A chinesa Huawei e a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída iniciaram em junho os cursos itinerantes voltados para energia solar, que rodam o país na carreta-escola batizada de Road Show ABGD Huawei Solar. A primeira visita será em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O programa oferece à população local dois cursos diferentes, um sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos e outro sobre técnicas para instalação de módulos solares. Para as aulas, a carreta adaptada é totalmente equipada com energia solar, com sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid reais, em estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

Segundo os organizadores, a ideia é conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis, qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

O projeto está em sua segunda edição. Na primeira, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados e cerca de 1200 horas de aula. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

Em São José dos Campos, de 25 a 29 de junho, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, este último direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. A expectativa é beneficiar 160 pessoas, em cursos de 4 horas.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024