A usina hidrelétrica de Itaipu concluiu em 29 de maio operação especial de defluência para aumentar o nível do Rio Paraná, a jusante da barragem. A operação, que teve o envolvimento de Eletrobras e ONS, no Brasil, e Ande, no Paraguai, elevou em quase três metros o nível do rio, permitindo a movimentação total de 170 barcaças paraguaias carregadas de soja, que estavam retidas devido à estiagem do Rio Paraná, e agora seguem para os portos argentinos e uruguaios.

Para atender à meta diária de defluência média de 8,5 mil metros cúbicos por segundo no período de 18 a 29 de maio, foi necessário abrir o vertedouro em nove ocasiões. O vertimento, no entanto, ficou 19% abaixo do que havia sido previsto, economizando uma quantidade de água equivalente à necessária para gerar energia suficiente ao abastecimento de uma cidade do porte de Curitiba por três dias.

Um dos motivos do menor vertimento foi o aumento na produção de energia, que subiu de 170 mil MWh diários para 210 mil MWh no período da operação. Nos 12 dias, Itaipu produziu 2484 GWh, sendo 82% destinado ao Brasil e 18% ao Paraguai. Outro motivo foram as chuvas mais intensas na bacia do Rio Iguaçu, que contribuíram para elevar o nível do Rio Paraná e diminuir a necessidade de defluência por parte da usina.

Segundo a Itaipu, a avaliação diária realizada pelas equipes de operação permitiu uma otimização entre volume vertido, defluência e produção de energia. “A Itaipu cumpriu o que foi solicitado e ainda conseguiu economizar água, nossa matéria-prima”, disse o superintendente de Operação, José Benedito da Mota Júnior. Segundo ele, a taxa de deplecionamento do reservatório também ficou 37% abaixo do que havia sido previsto nos estudos, levando o nível do reservatório a ficar, ao final da operação especial, 80 cm acima do que inicialmente calculado.

A usina de Itaipu tem 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada. Desde em 1984, já produziu 2,7 bilhões de MWh. Seu reservatório tem 1350 km² de área inundada e o melhor índice de aproveitamento da água para produzir energia entre os grandes reservatórios brasileiros: 10,4 MW por km². O volume útil do lago é de 19 bilhões de metros cúbicos.         



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024