CONTEÚDO DE MARCA

Referência na transição energética e transformação digital, a Prysmian é a pioneira entre os fabricantes de cabos e sistemas de energia e telecomunicações a aplicar o composto de origem vegetal biopolietileno na composição de novos produtos.

Ao utilizar 1 kg de biopolietileno (derivado da cana-de-açúcar) ao invés do polietileno de origem fóssil na composição do isolamento dos cabos, deixa-se de emitir 2 kg de CO2 e há uma captura de 3 kg de CO2.

Desde o lançamento da pioneira Linha Afumex Green 750V em 2011, a companhia investiu em P&D para ampliar o escopo desta inovação, sob a intenção de transformá-la em uma família de produtos para contribuir com a descarbonização das redes.

Os cabos verdes podem ser aplicados em diversas áreas, como infraestrutura elétrica residencial, comercial e industrial (Afumex Green 750V e 1kV); redes aéreas de distribuição de energia elétrica (cabos de alumínio de baixa e média tensão) e infraestrutura de telecomunicações (cabos de fibra óptica, tanto para redes aéreas quanto subterrâneas).

 

Conheça abaixo os produtos da família Green da Prysmian:

Afumex Green 750 V e 1 kV

Lançado em 2011 pela Prysmian, o cabo Afumex Green 750 V é o primeiro cabo sustentável do mundo ao introduzir o biopolietileno na camada de isolação. Além disso, possui a exclusiva propriedade de baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos, completamente livre de halogênio.

Além de durar o dobro do tempo em condições de sobrecarga, não propaga e contribui com a autoextinção do fogo, aplicando-se em locais com alta concentração de pessoas e/ou rotas de fugas difíceis (NBR 5410).

Em 2023, a Prysmian relançou a versão do Afumex Green para cabos de potência 0,6/1 kV agregando a tecnologia Iristech®, que facilita a identificação dos cabos por meio de uma faixa colorida na cobertura.

 

Antitracking Al Green 15, 25 e 35 kV

A linha de cabos Antitracking AL Green 15, 25 e 35 kV atende redes aéreas de distribuição de energia com média tensão (primária). A linha traz a versão Green de um cabo de alumínio protegido, uma alternativa mais eficiente e resiliente para o atual contexto de mudanças climáticas, quando comparada aos cabos nus.

O cabo anti tracking é projetado para suportar o contato com objetos que caem sobre a rede por longos períodos, o que diminui consideravelmente o nível de interrupções no fornecimento aos clientes.

 

Multiplex Al Green 1 kV

A linha de cabos Multiplex Al Green 1 kV, por sua vez, foi desenvolvida para redes aéreas de distribuição de energia com baixa tensão (secundária). A linha traz a versão Green de um tipo especial de cabo de alumínio autossustentado multiplexado aplicado em redes de baixa tensão.

Em sua versão quadruplex, ele é constituído por três condutores fases de alumínio, sendo que cada uma dessas fases é isolada com polietileno reticulado, material tecnicamente conhecido como XLPE, além de um componente neutro de sustentação que permite a ancoragem em postes nas redes aéreas.

 

Compromisso global com a sustentabilidade

A incorporação de matéria-prima reciclada integra a estratégia climática da Prysmian para liderar a transição energética e a descarbonização global a partir de produtos e serviços inovadores.

Conforme a última edição do relatório global de sustentabilidade da companhia, 43,1% dos receitas geradas em 2024 foram provenientes de soluções sustentáveis e o plano é chegar a 55% em 2028.

Uma das metas da Prysmian é aumentar a proporção de conteúdo reciclado nas coberturas de polietileno (PE) e condutores de cobre utilizados nos cabos. Até o final de 2025, a empresa buscava atingir uma proporção de conteúdo reciclado entre 15% e 16%, e esse índice foi atingido já em 2024, com 16,2%.

br.prysmian.com

@prysmianbrasil



Mais Notícias EM



Norte Energia inicia manutenção preventiva em Belo Monte

Cronograma prevê intervenções em oito turbinas até dezembro de 2025.

29/06/2025


Enel lança edital para projetos de eficiência energética

Propostas podem ser enviadas até 22 de agosto nos estados de SP, RJ e CE e envolvem R$ 71 milhões.

29/06/2025


Ibama libera 1ª licença para eólica offshore no Brasil

Projeto piloto será implantado em Areia Branca (RN) com 24,5 MW.

29/06/2025