O programa PotencializEE, ação de eficiência energética da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, contabilizou a inscrição de 240 pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, em apenas quatro meses de existência. Das 10 regiões atendidas pelo projeto em parceria com o Senai-SP, as cidades de Campinas e Ribeirão Preto foram o destaque de participação, com 85 empresas, principalmente do setor automobilístico e de metalurgia.

Liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado pela agência alemã de fomento GIZ, a iniciativa tem meta de ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de gases de efeito estufa. O PotencializEE espera apoiar 425 projetos até 2024, realizar mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizar 5260 indústrias sobre as medidas de eficiência energética.

Para executar o programa, consultores do PotencializEE, em parceria com o Senai, estão percorrendo as regiões de Sorocaba, Jacareí, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Marília e Presidente Prudente, com a realização de diagnósticos para a implementação de projetos de eficiência energética. Os setores industriais com maior participação são os de metalurgia e produtos metálicos, máquinas e equipamentos, automóveis e peças, plásticos e borracha.

As inscrições para participar do programa ainda estão abertas. Podem se cadastrar empresas de São Paulo com até 499 funcionários e de qualquer segmento. Para isso, basta acessar o portal do programaApós essa etapa, um especialista do Senai-SP agendará uma visita para a realização de um pré-diagnóstico energético gratuito, para levantar a situação estrutural da instalação e estabelecer recomendações básicas de melhoria.

Faz parte do programa ainda a facilitação de acesso ao crédito por meio de instituições financeiras públicas e privadas parceiras, com  mobilização de fundo com cerca de R$ 50 milhões para reduzir exigências de garantias das pequenas e médias empresas industriais.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025