O programa PotencializEE, ação de eficiência energética da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, contabilizou a inscrição de 240 pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, em apenas quatro meses de existência. Das 10 regiões atendidas pelo projeto em parceria com o Senai-SP, as cidades de Campinas e Ribeirão Preto foram o destaque de participação, com 85 empresas, principalmente do setor automobilístico e de metalurgia.

Liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado pela agência alemã de fomento GIZ, a iniciativa tem meta de ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de gases de efeito estufa. O PotencializEE espera apoiar 425 projetos até 2024, realizar mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizar 5260 indústrias sobre as medidas de eficiência energética.

Para executar o programa, consultores do PotencializEE, em parceria com o Senai, estão percorrendo as regiões de Sorocaba, Jacareí, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Marília e Presidente Prudente, com a realização de diagnósticos para a implementação de projetos de eficiência energética. Os setores industriais com maior participação são os de metalurgia e produtos metálicos, máquinas e equipamentos, automóveis e peças, plásticos e borracha.

As inscrições para participar do programa ainda estão abertas. Podem se cadastrar empresas de São Paulo com até 499 funcionários e de qualquer segmento. Para isso, basta acessar o portal do programaApós essa etapa, um especialista do Senai-SP agendará uma visita para a realização de um pré-diagnóstico energético gratuito, para levantar a situação estrutural da instalação e estabelecer recomendações básicas de melhoria.

Faz parte do programa ainda a facilitação de acesso ao crédito por meio de instituições financeiras públicas e privadas parceiras, com  mobilização de fundo com cerca de R$ 50 milhões para reduzir exigências de garantias das pequenas e médias empresas industriais.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025