O centro de pesquisas em energia Lactec, de Curitiba (PR), entrou na Aliança Wi-Sun, uma associação global da indústria dedicada a soluções em conectividade. O ingresso como membro colaborador possibilita o acesso a informações sobre as novas especificações técnicas do Wi-Sun (Wireless Smart Ubiquitous Network), um padrão aberto de comunicação para redes sem fio que permite a interoperabilidade de equipamentos, com sensores e medidores, para aplicações em redes inteligentes de diferentes fabricantes.

O Lactec realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento em redes de comunicação sem fio, que envolvem o padrão Wi-Sun. Segundo comunicado da instituição, como membro efetivo da aliança, o Lactec poderá se antecipar em soluções de interoperabilidade para atender às demandas de fabricantes de equipamentos e de empresas que operam redes inteligentes, como é o caso das concessionárias de energia. 

O conhecimento aberto para membros possibilitará aos pesquisadores do Lactec realizarem análise e mapeamento de eventuais incompatibilidades na configuração dos equipamentos disponíveis no mercado, além de efetuarem testes prévios de interoperabilidade para empresas interessadas em obter a certificação Wi-Sun ou apenas adquirir equipamentos com garantia para configurações brasileiras. 

Atualmente, o Lactec trabalha em três projetos de P&D no tema Wi-Sun para concessionárias do setor elétrico e um fabricante de medidores de energia e água. As pesquisas propõem o desenvolvimento de um equipamento de coleta de dados para análise do desempenho da rede Wi-Sun, de software de simulação da rede Wi-Sun, além de equipamentos para formação de rede Wi-Sun, que possibilitam que dispositivos sem comunicação por radiofrequência possam se conectar na rede Smart Grid Wi-Sun. 



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025