Um novo projeto de lei, apresentado à Câmara dos Deputados em abril, quer criar o Programa Nacional de Recuperação Energética de Resíduos (PNRE). Trata-se do PL 924/2022, do deputado federal Geninho Zuliani (União-SP), cuja proposta contempla medidas para estimular os municípios brasileiros a licitarem usinas térmicas que utilizam o lixo urbano para gerar energia elétrica. Esses sistemas são baseados principalmente em incineradores, mas também há opções via gaseificação e pirólise, por exemplo.

O texto do PNRE visa promover o incentivo à recuperação energética da fração não reciclável dos resíduos sólidos e busca meios para incentivar, financiar e promover a estruturação de processos licitatórios para concessões municipais de manejo de resíduos. Entre suas medidas, valem destacar a criação dos regimes de autoprodução e geração distribuída a partir de usinas de resíduos sólidos urbanos e a proposta de opção de licitação conjunta da usina de recuperação energética com mobilidade urbana elétrica e coleta de lixo por caminhões elétricos.

Mas o PL também propõe o estabelecimento de possível cooperação contratual entre a União e os municípios para a contratação unificada de usinas de recuperação energética, em que o município poderá participar de leilão para vender antecipadamente a energia antes de licitar a concessão municipal. Outra frente de estímulo seria a criação de programas e regulamentos para a produção, processamento, comercialização, importação e exportação de Combustíveis Derivado de Resíduos (CDRs).

O texto também propõe metas para redução de biorresíduos em aterros, com 25% em 2026, 50% em 2031 e 75% em 2036, sob pena de restrições orçamentárias ou a perda de incentivos por parte dos municípios que não adotarem as medidas ou não justificarem a sua inviabilidade técnica ou econômica. Por fim, como não poderia deixar de ser, o projeto de lei pede a isenção de IPI para a aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados à recuperação energética de resíduos, e de PIS/Pasep e Cofins na compra e venda de resíduos, energia elétrica, biocombustíveis ou outros insumos decorrentes do processo de recuperação energética de resíduos sólidos nas usinas do setor ainda incipiente.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024