Os agentes da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que visa auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021.

Os associados participaram, no dia 11 de abril, de assembleia geral extraordinária e deram a anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações. A CCEE foi também a operadora da chamada Conta Covid, que socorreu as distribuidoras, que alegaram estar afetadas pela redução do consumo durante o período crítico da pandemia.

Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Aneel. A entidade também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.

Segundo comunicado da câmara, a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024