Os agentes da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que visa auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021.

Os associados participaram, no dia 11 de abril, de assembleia geral extraordinária e deram a anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações. A CCEE foi também a operadora da chamada Conta Covid, que socorreu as distribuidoras, que alegaram estar afetadas pela redução do consumo durante o período crítico da pandemia.

Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Aneel. A entidade também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.

Segundo comunicado da câmara, a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026