Os agentes da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que visa auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021.

Os associados participaram, no dia 11 de abril, de assembleia geral extraordinária e deram a anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações. A CCEE foi também a operadora da chamada Conta Covid, que socorreu as distribuidoras, que alegaram estar afetadas pela redução do consumo durante o período crítico da pandemia.

Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Aneel. A entidade também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.

Segundo comunicado da câmara, a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025