A Cesp - Companhia Energética de São Paulo colocou em operação a primeira usina termossolar do Brasil. A unidade instalada em Rosana (SP), na UHE Porto Primavera, funcionará em caráter piloto, para demonstrar as prováveis vantagens da tecnologia heliotérmica, que utiliza o calor do sol como fonte combustível, em processo semelhante ao das termelétricas.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel, por meio da chamada 019/2015 para projetos estratégicos, sendo implementado pelo centro de pesquisa Lactec, Eudora Energia, MRTS Consultoria e MFAP Consultoria, que foram contratados pela Cesp. A planta piloto construída no oeste paulista tem capacidade de 500 kW, o suficiente para atender a 360 residências com consumo médio em torno de 180 kWh/mês.

O desenvolvimento começou em janeiro de 2017 e recebeu R$ 57 milhões em investimento regulado pela agência para a construção e integração da planta piloto termossolar ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera. O complexo conta também com estruturas experimentais de tecnologia solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia.

Conhecido também como CSP (concentrating solar power), a tecnologia utilizada na usina conta com as chamadas calhas parabólicas, formadas por painéis compostos por espelhos côncavos que seguem a posição do sol. O calor capturado aquece um fluido de transferência que circula por tubos posicionados na linha de foco dessas calhas, produzindo vapor que movimenta turbinas para, enfim, gerar eletricidade.

Como vantagem, o sistema tem a possibilidade de armazenamento de calor e utilização em momentos de maior interesse para o sistema elétrico. O fluido aquecido pode continuar fornecendo energia térmica para as turbinas mesmo após o pôr do sol.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024