A Cesp - Companhia Energética de São Paulo colocou em operação a primeira usina termossolar do Brasil. A unidade instalada em Rosana (SP), na UHE Porto Primavera, funcionará em caráter piloto, para demonstrar as prováveis vantagens da tecnologia heliotérmica, que utiliza o calor do sol como fonte combustível, em processo semelhante ao das termelétricas.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel, por meio da chamada 019/2015 para projetos estratégicos, sendo implementado pelo centro de pesquisa Lactec, Eudora Energia, MRTS Consultoria e MFAP Consultoria, que foram contratados pela Cesp. A planta piloto construída no oeste paulista tem capacidade de 500 kW, o suficiente para atender a 360 residências com consumo médio em torno de 180 kWh/mês.

O desenvolvimento começou em janeiro de 2017 e recebeu R$ 57 milhões em investimento regulado pela agência para a construção e integração da planta piloto termossolar ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera. O complexo conta também com estruturas experimentais de tecnologia solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia.

Conhecido também como CSP (concentrating solar power), a tecnologia utilizada na usina conta com as chamadas calhas parabólicas, formadas por painéis compostos por espelhos côncavos que seguem a posição do sol. O calor capturado aquece um fluido de transferência que circula por tubos posicionados na linha de foco dessas calhas, produzindo vapor que movimenta turbinas para, enfim, gerar eletricidade.

Como vantagem, o sistema tem a possibilidade de armazenamento de calor e utilização em momentos de maior interesse para o sistema elétrico. O fluido aquecido pode continuar fornecendo energia térmica para as turbinas mesmo após o pôr do sol.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025