Um programa de gestão energética adotado a partir de 2020 pelo governo de São Paulo, para suas repartições públicas, conseguiu gerar uma economia em 2021 de R$ 3,3 milhões. Batizado de Programa de Gestão Energética do Estado de São Paulo, o objetivo é reduzir os gastos públicos de energia elétrica, com uma campanha de adequações contratuais com as distribuidoras.

As ações vão desde medidas para racionalização do uso de energia até revisão de contratos de demandas e eficiência energética, aquisição de energia no mercado livre e geração de energia renovável (solar, principalmente) em áreas públicas estaduais não utilizadas. O valor de economia atingido no primeiro ano se funda na revisão de 244 contratos, assinados e implantados no sistema das distribuidoras.

Além disso, a adequação dos 723 aditivos dos contratos de demanda com as distribuidoras, em processo de análise, representará um aumento da economia em R$ 19 milhões por ano. A expectativa do governo estadual é atingir uma economia nos gastos estaduais com energia de 20 a 30 milhões de reais com o mercado livre e entre 20 e 40 milhões de reais com a geração de energia solar a partir de 2023.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024