A Voltalia anunciou que vai iniciar a construção da terceira fase do sistema híbrido de energia que mantém em Oiapoque, no Amapá, desde 2015. Essa etapa inclui a implantação de pequena central hidrelétrica (PCH) de 7,5 MW, batizada de Cafesoca, e vai aumentar a participação da energia renovável no consumo dos habitantes de Oiapoque para mais de 90%.

A PCH Cafesoca completará o sistema híbrido isolado da cidade no norte do Amapá, que conta com usina termelétrica a diesel de 12 MW de potência, comissionada em 2015, e uma usina solar fotovoltaica de 4 MW, implantada em 2017. Com a PCH, a capacidade total do sistema híbrido será aumentada para 23,5 MW. O projeto foi desenvolvido e é de propriedade da Voltalia, sendo apoiado por um contrato de longo prazo.

Em 2014, a empresa de origem francesa venceu a licitação do Oiapoque, uma cidade isolada de 24 mil habitantes, não conectada ao SIN. A Voltalia na época foi a única concorrente a propor uma solução que incluía parte de energia renovável, no caso a solar fotovoltaica, já que todos os concorrentes propuseram uma solução 100% térmica, a queima de diesel. O comissionamento da PCH está previsto para o primeiro semestre de 2024.



Mais Notícias EM



EDP constrói subestação em Ferraz de Vasconcelos

Sistema vai ampliar capacidade energética da cidade em 38%.

16/06/2025


Solatio inicia preparação de terreno de usina de H2 verde no Piauí

Projeto visa a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de amônia verde.

16/06/2025


Aneel aprova novas regras para a tarifa social

Descontos propostos pela MP 1300 já passam a valer a partir de 5 de julho.

16/06/2025