Um estudo publicado pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) no dia 17 de fevereiro apontou que o Brasil tem potencial para crescer ainda mais na geração eólica, hoje uma das fontes que atraem mais investimentos no País. Para a entidade, seria possível, com mudanças estruturais, adicionar mais 5 GW ao ritmo atualmente projetado de crescimento até 2026.

Isso significaria, na avaliação do estudo intitulado “Aproveitando as Oportunidades de Recuperação Verde da Energia Eólica em Economias em Desenvolvimento”, que o Brasil acrescentaria mais 16 GW no período, contra 11 GW da estimativa conservadora. Ao se considerar que atualmente a potência instalada da fonte é de 21 GW, em 2026 o patamar, com as mudanças propostas, se elevaria para 37 GW.

Para chegar nessa potência, que também representaria um adicional de 575 mil empregos diretos e indiretos durante a vida útil dos parques (25 anos), o GWEC listou ações prioritárias e específicas para o Brasil mudar o rumo do ritmo dos investimentos – assim como para outras quatro economias avaliadas pelo estudo (Índia, Filipinas, México e África do Sul).

No caso brasileiro, o conselho global recomenda investimentos na infraestrutura logística do Nordeste, onde se concentra a maior parte dos parques eólicos em operação e projetados para o País. Com estradas e ferrovias precárias na região, o transporte de componentes eólicos, de grandes dimensões, como pás e naceles, é considerado um obstáculo, se não impedindo pelo menos retardando o ritmo dos investimentos.

Como segundo ponto de atenção, o GWEC destaca outro aspecto de infraestrutura: a transmissão, que ainda demandam muitos investimentos para ampliar a margem de escoamento de energia dos parques eólicos. Para o estudo, a solução desse gargalo depende da cooperação entre o MME, a EPE e o ONS.

Além disso, o estudo recomenda o estabelecimento de meta para adicionar capacidade eólica offshore no País, que recentemente ganhou decreto presidencial para dar as diretrizes para a nova fonte. O GWEC recomenda objetivos concretos visando o longo prazo (2030 ou 2040).

Por fim, o estudo recomenda revisão dos marcos legais de energia do Brasil para conciliar o mercado regulado com o desregulado, para garantir segurança jurídica, mais linhas de financiamento públicas e estreitamento da relação comercial no Mercosul, para favorecer a exportação da cadeia de fornecedores eólicos do Brasil para os países vizinhos.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024