Em um convênio entre o Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras, e o CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, passou a ser disponibilizada na internet uma nova plataforma eletrônica para avaliar o consumo de energia em edificações. Trata-se da plataforma Desempenho Energético Operacional (DEO), que pode ser acessada gratuitamente no site https://plataformadeo.cbcs.org.br/.

A ferramenta contempla 17 tipologias de edifícios e permite avaliar o nível de eficiência energética das unidades, com meta de auxiliar na implementação de medidas de adequação do gasto de energia. Foram desenvolvidas equações de benchmark para cada tipo de edificação, que funcionam como referências de consumo de energia.

Nesse universo de edificações, há modelos para agências bancárias, vários tipos de hotéis (resort, vertical de médio e grande porte, de pequeno porte e pousada), shopping centers, supermercados, comércio de varejo de pequeno e grande porte, restaurantes e preparação de alimentos, escolas, universidades e instituição de ensino técnico, hospital, posto de saúde e assistência social e data centers. Há também modelos para edifícios corporativos e públicos.

Com as equações da ferramenta, e a inserção dos dados das edificações nas plataformas, é possível fazer a comparação entre edifícios da mesma tipologia, levando em consideração características específicas, como localização geográfica, sistemas instalados, envoltória e entorno da construção. Além disso, os gestores de edificações também podem utilizar as equações disponíveis para formar seu próprio banco de dados de consumo.

Segundo divulgação do Procel, a plataforma funciona como primeira etapa de análise de desempenho energético de uma edificação. A partir daí, com os resultados, torna-se  possível entender se o uso da energia está adequado em comparação com outras edificações de mesma tipologia e, se necessário, planejar a realização de medidas para a otimização do consumo.



Mais Notícias EM



Brasil agrega 7,5 GW de energia nova em 2021

Marca é a segunda maior na série histórica medida pela Aneel a partir de 1997

14/01/2022


Neoenergia Coelba inaugura novo centro de operações

Sob investimento de R$ 6 milhões, central conta com sistema unificado de atendimento e monitoramento

17/01/2022


SP quer financiar pesquisas que aproveitam energia dos resíduos

Edital publicado pela Fapesp e pelo governo estadual mira soluções para resíduos urbanos e agroindustriais

14/01/2022