A agência paulista de fomento à pesquisa, a Fapesp, e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançaram chamada conjunta para apoiar projetos de pesquisa na área de valorização de resíduos urbanos e agroindustriais com aplicação em bioenergia. O edital faz parte do Bioen - Programa de Pesquisa em Bioenergia e recebe propostas até 31 de março de 2022.

Com reserva de R$ 13 milhões para apoiar os projetos aprovados, os interessados devem elaborar propostas de pesquisa em uma das cinco áreas temáticas da chamada: tratamento e pré-processamento de resíduos; desenvolvimento de rotas de conversão e aplicação de conceitos de economia circular com fins de redução do impacto ambiental; otimização dos sistemas regionais de coleta e tratamento com vista à produção de bioenergia; superação de barreiras culturais, institucionais e políticas para a implantação desses sistemas; e processos de produção e uso de biometano e hidrogênio a partir de biogás.

A chamada tem também cinco modalidades de apoio. Três são instrumentos de fomento a trabalhos de pesquisadores e as outras duas de fomento à inovação, com apoio voltado à pesquisa científica e tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em https://fapesp.br/15182/chamada-de-propostas-fapespbioen-pesquisas-em-valorizacao-de-residuos-urbanos-e-agroindustriais-para-bioenergia



Mais Notícias EM



Brasil agrega 7,5 GW de energia nova em 2021

Marca é a segunda maior na série histórica medida pela Aneel a partir de 1997

14/01/2022


Neoenergia Coelba inaugura novo centro de operações

Sob investimento de R$ 6 milhões, central conta com sistema unificado de atendimento e monitoramento

17/01/2022


Plataforma eletrônica avalia eficiência de edificações

Disponível de forma gratuita na internet, o sistema DEO foi criado em parceria do Procel com o CBCS

17/01/2022