A agência paulista de fomento à pesquisa, a Fapesp, e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançaram chamada conjunta para apoiar projetos de pesquisa na área de valorização de resíduos urbanos e agroindustriais com aplicação em bioenergia. O edital faz parte do Bioen - Programa de Pesquisa em Bioenergia e recebe propostas até 31 de março de 2022.

Com reserva de R$ 13 milhões para apoiar os projetos aprovados, os interessados devem elaborar propostas de pesquisa em uma das cinco áreas temáticas da chamada: tratamento e pré-processamento de resíduos; desenvolvimento de rotas de conversão e aplicação de conceitos de economia circular com fins de redução do impacto ambiental; otimização dos sistemas regionais de coleta e tratamento com vista à produção de bioenergia; superação de barreiras culturais, institucionais e políticas para a implantação desses sistemas; e processos de produção e uso de biometano e hidrogênio a partir de biogás.

A chamada tem também cinco modalidades de apoio. Três são instrumentos de fomento a trabalhos de pesquisadores e as outras duas de fomento à inovação, com apoio voltado à pesquisa científica e tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em https://fapesp.br/15182/chamada-de-propostas-fapespbioen-pesquisas-em-valorizacao-de-residuos-urbanos-e-agroindustriais-para-bioenergia



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024