A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica anunciou que vai criar uma certificação para assegurar a origem renovável da eletricidade usada para produção de hidrogênio verde no Brasil. A ideia da câmara é atuar de forma a atestar quais usinas estão fornecendo a energia empregada na produção do hidrogênio.

Por ter operação sistêmica do setor elétrico, a CCEE poderá avaliar os atributos mais diversos em seu processo para assegurar a origem da energia. Faz parte das possibilidades para a nova oferta da CCEE para o hidrogênio permitir que os compradores tenham a opção de selecionar o insumo certificado com menor custo para a produção do hidrogênio. Isso aumentaria a competitividade do Brasil frente a concorrentes globais de H2 verde, na avaliação da câmara.

O interesse está ancorado também na expertise da organização em atestar o uso de energia limpa no país. Um exemplo é a parceria da entidade com o Selo Energia Verde, primeira certificação focada na energia produzida a partir do bagaço da cana, concedida em parceria com a Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024