O risco de racionamento neste ano está cada vez mais distante por conta da ocorrência das chuvas antes do esperado. A melhoria levou até o CMSE - Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico a suspender o recebimento de ofertas do programa de Resposta Voluntária da Demanda (RVD), que tinha finalidade de reduzir a demanda de potência de grandes consumidores.

O cenário foi comprovado por estudos do ONS apresentados na reunião de novembro do CMSE. Segundo o operador, os dados de novembro indicam melhoria nas afluências das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte do Brasil, influenciadas pelo início da transição para o período chuvoso no tempo correto, em outubro, ao contrário de 2020, quando as chuvas começaram em dezembro.

Segundo o ONS, as bacias hidrográficas dos três subsistemas apresentaram aumento do volume de água estocada, por conta da chuva antecipada, com exceção das bacias dos rios Tietê, Paranaíba e Tocantins. Até o fim de novembro, a expectativa é a de que a energia armazenada no SIN seja de 25,4% do valor máximo armazenável.

As perspectivas de energia natural afluente (ENA) para novembro e dezembro registraram aumento no SIN de 11.385 MWmédios em relação ao cenário previsto na última reunião do CMSE, em outubro. A avaliação das condições de atendimento até maio de 2022 indicou que, para o cenário de precipitação 2020/2021, o armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste em abril de 2022 deverá estar em 38,4% do máximo armazenável, representando 3,7% acima do nível verificado em 30 de abril de 2021. Este resultado é 7,7% superior à projeção apresentada na reunião do CMSE de outubro.



Mais Notícias EM



Prysmian: pioneirismo mundial no desenvolvimento de cabos verdes para energia e telecom

Biopolietileno na composição dos cabos integra mix de soluções da companhia para descarbonizar as redes da transição energética.

30/06/2025


Norte Energia inicia manutenção preventiva em Belo Monte

Cronograma prevê intervenções em oito turbinas até dezembro de 2025.

29/06/2025


Enel lança edital para projetos de eficiência energética

Propostas podem ser enviadas até 22 de agosto nos estados de SP, RJ e CE e envolvem R$ 71 milhões.

29/06/2025