A Dow Química assinou um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) com a geradora Casa dos Ventos para aquisição de parte da energia eólica que será gerada pela segunda fase do complexo Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, prevista para entrar em operação em 2023. O complexo tem ao todo 1038 MW e a primeira fase, com 504 MW, deve iniciar a operação ainda este ano.

O PPA tem prazo de 15 anos e a energia atenderá parte da demanda da unidade da Dow localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG). O acordo prevê a possibilidade de a indústria química fazer um investimento financeiro no parque eólico, entrando como sócia-minoritária na figura de autoprodutora de energia, o que lhe garante isenção de encargos de consumidor. O suprimento de 60 MW médios previstos no contrato deverá ser iniciado em janeiro de 2024.

A iniciativa faz parte da meta da Dow de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Atualmente, a companhia conta com 850 MW de capacidade de energia renovável contratada. Em outubro de 2019, a Dow já havia assinado um acordo com a Central Puerto para garantir o fornecimento de energia renovável para sua operação em Bahía Blanca, na Argentina. Em 2020, a companhia firmou PPA com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de energia solar para seu complexo fabril em Aratu, na Bahia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024