A Copel iniciou obra para reforçar o sistema de transmissão em Curitiba e na região metropolitana da capital paranaense. O projeto de R$ 36,8 milhões visa aumentar a capacidade de transmissão de energia de duas linhas que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

As linhas operam em alta tensão (230 kV) e conectam a subestação Pilarzinho, localizada em Curitiba, às subestações Santa Mônica, na cidade de Colombo, e Bateias, situada em Campo Largo. Os dois circuitos são considerados fundamentais para o atendimento elétrico da região metropolitana, beneficiando mais de 840 mil consumidores.

A obra inclui a substituição de todos os cabos condutores de eletricidade e haverá reforços nas torres metálicas e fundações. A empreiteira contratada pela Copel para esse projeto já montou o canteiro de obras no município de Campo Magro. A primeira etapa dos trabalhos será focada na recapacitação da linha entre Bateias e Pilarzinho, com conclusão prevista para fevereiro de 2022. Na sequência, será realizada intervenção semelhante na linha entre as subestações Santa Mônica e Pilarzinho, entre os meses de março de 2022 e maio de 2023.

A modernização dessas linhas de transmissão foi autorizada pela Aneel e, após a conclusão das obras, a Copel terá uma Receita Anual Permitida (RAP) adicional de R$ 4,2 milhões e a concessão dessas linhas será renovada por 29 anos. 



Mais Notícias EM



Movida amplia frota de carros elétricos para aluguel

Empresa adquiriu mais 150 veículos da Nissan, com quem também faz investimento em infraestrutura de recarga

22/10/2021


Fundo de 1,5 bi de euros vai financiar hidrogênio verde

Ideia do fundo, que conta com suporte de grandes indústrias, se dedicará a soluções de infraestrutura

22/10/2021


Novas práticas em projetos de infraestrutura e manutenção

Investir em novas práticas de infraestrutura e manutenção em projetos de energia significa apostar em técnicas inovadoras, ágeis e eficazes. Essa estratégia busca não só trazer mais economia financeira e redução de tempo mas também considera a sustentabilidade como parte fundamental das iniciativas.

22/10/2021