A Copel iniciou obra para reforçar o sistema de transmissão em Curitiba e na região metropolitana da capital paranaense. O projeto de R$ 36,8 milhões visa aumentar a capacidade de transmissão de energia de duas linhas que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

As linhas operam em alta tensão (230 kV) e conectam a subestação Pilarzinho, localizada em Curitiba, às subestações Santa Mônica, na cidade de Colombo, e Bateias, situada em Campo Largo. Os dois circuitos são considerados fundamentais para o atendimento elétrico da região metropolitana, beneficiando mais de 840 mil consumidores.

A obra inclui a substituição de todos os cabos condutores de eletricidade e haverá reforços nas torres metálicas e fundações. A empreiteira contratada pela Copel para esse projeto já montou o canteiro de obras no município de Campo Magro. A primeira etapa dos trabalhos será focada na recapacitação da linha entre Bateias e Pilarzinho, com conclusão prevista para fevereiro de 2022. Na sequência, será realizada intervenção semelhante na linha entre as subestações Santa Mônica e Pilarzinho, entre os meses de março de 2022 e maio de 2023.

A modernização dessas linhas de transmissão foi autorizada pela Aneel e, após a conclusão das obras, a Copel terá uma Receita Anual Permitida (RAP) adicional de R$ 4,2 milhões e a concessão dessas linhas será renovada por 29 anos. 



Mais Notícias EM



Temporada de Acesso indica aproveitamento de 11 GW no SIN

Resultados preliminares indicam que 8,06 GW poderão ter atendimento direto e outros 2,94 GW deverão seguir para processo competitivo.

04/09/2026


Grupo Sabe entra na sociedade da SSE Gridtech

Operação acrescenta competências em telemedição, conectividade, automação e gestão de dados ao portfólio do grupo, especializado em infraestrutura elétrica

04/09/2026


Senado aprova incentivos fiscais para instalação de data centers

Redata estabelece contrapartidas relacionadas ao uso de energia renovável, eficiência hídrica e investimentos em pesquisa.

04/09/2026