Foi autorizado pela Aneel, a partir de 20 de setembro, o início dos testes de geração da Usina Termelétrica Bracell, localizada em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Com capacidade instalada de 409,307 MW, quando em operação a UTE Bracell se tornará a maior usina movida a biomassa no País.

A usina pertence à indústria de papel e celulose Bracell, por sua vez controlada pela Royal Golden Eagle Group (RGE), de Cingapura, que adquiriu a Lwarcel Celulose, do grupo Lwart, de Lençóis Paulista, em 2018. A usina faz parte de um complexo para a produção de celulose solúvel que será autossuficiente em energia e com capacidade de transferir excedentes de geração limpa e renovável ao SIN - Sistema Interligado Nacional.

A UTE é composta por três unidades geradoras operando em sistema de cogeração, sendo movida a partir dos resíduos da produção de celulose solúvel. O sistema de energia é da Siemens Energy, que forneceu pacote que envolve três turbogeradores, uma subestação turnkey isolada a gás (GIS) de 440 kV e recursos para distribuição e gerenciamento energético da unidade industrial.

Com 420 MW de capacidade instalada, as unidades entregues pela Siemens são do modelo SST-600, concebidas para transformar em eletricidade o vapor gerado pelas caldeiras que queimam os resíduos do processo. A subestação tem capacidade instalada de 420 MVA, que permitirá, segundo a Siemens, a colocação de excedente aproximado de 180 MV a 200 MV. A previsão é que os testes sejam finalizados nos meses de outubro e novembro.



Mais Notícias EM



Aneel divulga prévia da CDE 2026 em consulta pública

Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.

12/12/2025


América do Sul mapeia 143 projetos de hidrogênio

Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.

15/12/2025


AXIA inicia obras de transmissão no Ceará e no Nordeste

Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.

12/12/2025