A Engie foi autorizada pela Aneel para a operação comercial das três últimas das 11 centrais eólicas do Conjunto Eólico Campo Largo 2, localizado nos municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia. Sob investimento de R$ 1,6 bilhão, o empreendimento tem no total 361,2 MW e faz a empresa ter 1,2 GW de capacidade instalada em energia eólica no Brasil, dos quais mais de 1 GW apenas na Bahia.

Em Campo largo, a empresa se beneficia de subestação, linha de transmissão, infraestrutura de canteiro e acessos internos existentes, o que possibilitou a aceleração da entrega do empreendimento. As obras do complexo foram iniciadas em julho de 2019 e os primeiros aerogeradores começaram a ser montados em julho de 2020, atividade realizada em paralelo à ampliação da subestação e implantação das redes de média tensão.

A entrada em operação comercial do primeiro parque aconteceu em fevereiro de 2021 e, em agosto, foram finalizadas as montagens dos 86 aerogeradores e o comissionamento de todas as máquinas. A empresa afirmou em comunicado para a imprensa que a logística para o transporte de equipamentos de grande porte e a pandemia de Covid-19 foram grandes desafios para a conclusão das obras, que envolveram 2200 postos de trabalho, chegando a contar com 1500 trabalhadores no pico de produção, em mais de 40 frentes de trabalho paralelas.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024