A Aneel começou a divulgar no dia 2 de setembro uma campanha para prevenções de incêndio em áreas próximas a linhas de transmissão. A iniciativa de comunicação será difundida em setembro e outubro e visa conscientizar a população para a tomada de atitude no caso de encontrar fogo em áreas que venham a ameaçar torres e cabos de transmissão.

Na época de seca, de maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia elétrica, que hoje conta com mais de 165 mil quilômetros de linhas e de 406 mil MVA em capacidade de transformação. Com a crise hídrica, a agência considerou a ação ainda mais oportuna, já que o sistema interligado está cumprindo o papel de escoamento de mais excedentes de energia produzida no Norte e Nordeste para as áreas mais afetadas pela baixa dos reservatórios, o Centro-Oeste e o Sudeste.

Receberão enfoque especial da campanha localidades percorridas pelo “linhão” Xingu-Estreito, conjunto de linhas em grande parte responsável pelos carregamentos de energia elétrica gerada nas regiões Norte e Nordeste e transportada até o Centro-Sul do País. Essa área, apesar de não apresentar incidência acentuada de incêndios, tem muita importância na transmissão de energia, daí a atenção especial.

Com o mote “É incêndio? Ligue para 193!”, a ação de comunicação cobrirá todo o território nacional. Os materiais orientativos estão disponíveis para divulgação voluntária em www.aneel.gov.br/campanha-incendios-2021.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024