A Engie e a WEG estão concluindo um projeto de desenvolvimento de um aerogerador, que será comercializado ainda neste ano. Na fase atual, as empresas montam o equipamento no município de Tubarão, em Santa Catarina, em parque experimental de pesquisa e desenvolvimento da Engie. Fruto de projeto estratégico do programa de P&D Aneel da Engie, o aerogerador foi projetado e construído pela WEG e a segunda etapa do projeto também contou com recursos do P&D Aneel da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina.  

 O aerogerador, batizado de AGW 147/4.2, tem 4,2 MW de potência e conta com acoplamento direto, gerador síncrono de ímãs permanentes e conversor de potência plena. A ideia do projeto é trazer autonomia para o setor eólico nacional, com um aerogerador totalmente brasileiro, o que segundo as empresas tem sido possível com o fortalecimento da cadeia de fornecedores de componentes e prestadores de serviços para a fabricação e instalação de aerogeradores de grande porte.  

 A fabricação dos segmentos da torre de concreto com mais de 1100 toneladas de aço e concreto foi realizada pela WEG no próprio local de instalação do aerogerador. O gerador, o hub e a nacele, instalados no topo da torre de concreto, também foram produzidos pela empresa catarinense em sua unidade fabril em Jaraguá do Sul (SC). Já as pás eólicas foram fabricadas pela Aeris, em Caucaia (CE).

A WEG conta com um acordo já fechado com a Aliança Energia, empresa dos grupos Cemig e Vale, para fornecimento de 43 aerogeradores desse modelo, que serão empregados em quatro parques do complexo Santo Inácio, em Icapuí, no Ceará. O contrato foi assinado no início de 2020 e a entrega dos equipamentos deve começar ainda este ano e se estender por 2022.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024